Sangue na urina – Hematúria

Hematúria é definida como a presença anormal de glóbulos vermelhos (sangue) na urina. A hematúria pode ser macroscópica, ou seja, visível a olho nu, ou microscópica, ou seja, apenas detectada com um análise de urina.

A hematúria macroscópica pode resultar de apenas 1 mL de sangue em 1 L de urina. Existem muitas substâncias que podem provocar uma coloração avermelhada ou alaranjada da urina e que se pode confundir com hematúria: Alimentos, remédios, etc.

Um episódio de hematúria deve ser sempre investigado por um médico. Infelizmente, muitas pessoas não procuram atendimento médico quando vêem sangue na urina, sendo que, muitas vezes, o diagnóstico de doenças graves é adiado. É importante notar que a quantidade de hemorragia não tem, necessariamente, relação com a gravidade da situação.

A hematúria poder ser um sinal de doença grave, nomeadamente de neoplasias do aparelho urogenital. Deve, portanto, haver um elevado grau de suspeição na sua abordagem e diagnóstico.

A hematúria causa urológica pode ser acompanhada por outros sintomas urinários. Estes podem ser a hesitação, ou seja, o atraso no início da micção (particularmente ao acordar), o esforço miccional, a diminuição da força e do calibre do jacto miccional, o prolongamento ou intermitência da micção, a sensação de esvaziamento vesical incompleto, a retenção urinária, a urgência miccional (vontade de urinar impossível de adiar), a urgeincontinência (perda de urina por vontade de urinar inadiável) , a polaciúria (urinar com intervalos curtos e frequentes) e a noctúria (acordar várias durante o sono para urinar).

As causas mais frequentes:

• Infecção urinária
  • Prostatite
  • Uretrite
  • Neoplasia da bexiga
  • Neoplasia da próstata
  • Hiperplasia benigna da próstata
  • Cálculos da bexiga
  • Alterações da coagulação do sangue
  • Medicamentos anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários
  • Traumatismo
  • Cistite inflamatória ou rádica
  • Instrumentação urológicaExposição ocupacional a produtos químicos ou corantes

Fatores de Risco

Alguns fatores podem aumentar o risco de que a hematúria tenha como causa um cancer urológico, como:

• Idade superior a 40 anos
  • História de doença urológica
  • Histórico de sintomas urinários irritativos
  • História de radioterapia pélvica
  • Infecções urinárias de repetição
  • Tabagismo

Desta forma, todo sangramento na urina deve ser investigado com exames laboratoriais, exames de imagem (ultrassom, tomografia computadorizada, ressonanacia magnética), podendo ser necessário exames mais sofisticados em centro cirurgico como cistoscopia e ureteroscopia sob anestesia (exame onde se olha dentro da via urinária).

O tratamento vária conforme a causa podendo ser clínico ou cirúrgico, mas o importante é sempre fazer o diagnóstico precoce sendo que os canceres na urologia (principalmente bexiga e ureter) podem ter evolução extremamente grave se não tratados precocemente.

Neste momento particular de quarentena, onde a preocupação de todos, extremamente justificada, é a Covid 19, não é possível negligenciar a presença de sangue na urina, constituindo um motivo justificável para sair de casa e visitar um médico. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cirurgias de cancer de bexiga e de rim devem ser realizadas mesmo na pandemia que nos assola.