COMUNICADO IMPORTANTE AOS PACIENTES

Prezados pacientes, estamos passando por uma crise mundial inédita e absolutamente grave. Os números de Coronavírus crescem em progressão geométrica e eu, sendo profissional da saúde, estou exposto a um risco inerente à minha profissão que não posso, por dever moral e ético repassar aos meus pacientes e colaboradores.

Como todos sabem, sou Urologista do Pronto Atendimento do Hospital Ana Costa além de participar da equipe da Prevent Senior, ou seja, tenho uma vida hospitalar intensa. O Ana Costa é o epicentro da crise em Santos e o hospital de referência para todos os casos graves de SARS-Cov-2 (COVID-19) na Prevent Senior e Amil.

Pensando no vosso bem-estar e no dos colaboradores do consultório, optei em tomar uma decisão muito difícil, porém, certamente a mais correta neste momento.

Tenho hoje inúmeros pacientes em seguimento ativo no consultório, muitos dos quais idosos com muitas comorbidades e alguns outros tantos em uso de medicações imunossupressoras e imunomoduladoras, ou seja, os mais importantes fatores de risco para esta contaminação.

Sempre tive a postura de estar completamente à disposição dos meus pacientes, dirimindo dúvidas, respondendo a telefonemas (todos meus pacientes tem meu celular pessoal), contudo, nos últimos dias fui chamado a participar da ação da Prevent com plantões de Telemedicina.

Pensando nos riscos que posso oferecer aos meus pacientes na eventualidade de um atendimento presencial, adicionado a recente impossibilidade (física) de sanar todas as dúvidas e demandas dos meu pacientes, adicionado com a autorização sob ofício número 1756/2020 liberada no dia 19/03/2020 pelo Conselho Federal de Medicina, que autoriza (e recomenda) que os atendimentos médicos sejam feitos por telemedicina, segue uma lista de novas orientações aos meus pacientes:

1. Neste período de tempo não atenderei pacientes novos pois, na urologia, é impossível firmar um novo diagnóstico sem examinar fisicamente o paciente;

2. Os pacientes antigos em seguimento e que desejarem, poderão passar em consulta via telemedicina conforme a atual liberação do CFM, também com data e hora agendada;

3. Receitas serão emitidas apenas para pacientes em uso crônico (mais de 6 meses de uso) de medicação, sem nenhuma necessidade de novo ajuste sem nenhum custo ao paciente, incluindo os pacientes que pegam medicações de dispensação em farmácia de alto custo do SUS, contudo, estas receitas deverão ser solicitadas com 15-20 dias de antecedência diretamente no e-mail do consultório (contato@urologistarenato.com.br).

4. Pacientes que necessitem ajustes de medicações, sintomas novos que necessitem alguma avaliação médica, deverão agendar a consulta via telemedicina para receber a devida orientação e realização dos ajustes necessários.

5. Não responderei e-mails com dúvidas sobre sintomas novos, como fazia antigamente, mas sim, apenas via consulta agendada por telemedicina. Esta medida, apesar de drástica, faz-se necessária pelos motivos acima expostos (o aumento exponencial da demanda a distância dos pacientes, muito maior do que eu consigo ofertar)

6. Ligações para orientações seguem a mesma regra, frisando que é apenas para orientação em situações de EMERGÊNCIA. Sendo elas:

a. Cólica renal

b. Sintomas de Infecção urinária com ou sem febre

c. Retenção urinária

Infelizmente a atual situação que estamos passando fez necessário a tomada destas medidas que espero, durarão por curto período de tempo quando, espero sinceramente, tudo brevemente voltará ao normal.

Mantenham a calma neste momento, atentem para ler apenas informações de confiança.

Conto muito com a colaboração e compreensão de todos vocês.

Um fraterno abraço,

Dr. Renato Gagliardi