Alterações urológicas da Covid-19

A Covid 19 é uma doença sistêmica que pode comprometer outros órgãos como rins, pênis e testículos, resultando em insuficiência renal, disfunção erétil e até infertilidade. e nào somente uma doença respiratória. O vírus produz lesões no endotélio vascular, conjunto de células que revestem internamente os vasos sanguíneos, bem como induz o sistema imunológico do paciente a produzir substâncias que causam reação inflamatória, que em outras doenças fariam parte do mecanismo de cura, mas na Sars Covid esta resposta é exagerada e ataca o próprio corpo do paciente (é o que os cientistas chamam de tempestade de citocinas), desencadeando fenômenos tromboembólicos (obstrução do fluxo sanguíneo por formação de coágulos dentro dos vasos sanguineos).

Estes fenomenos podem destruir o tecido renal e pacientes com Covid grave internados podem evoluir com insuficiência renal e necessidade de diálise.

A disfunção erétil pode ser desencadeada a partir do comprometimento do sistema circulatório descrito acima por processo inflamatório e tromboembólico, nos casos descritos a evolução para normalidade é incerta, mas os sintomas da doença costumam desaparecer em até 6 meses, mas ainda não se tem certeza da possibilidade de sequelas definitivas.

Alguns que pacientes com Covid-19 podem evoluir com processo inflamatório no epidídimo,  orgão ligado ao testículo e importante na maturação e transporte dos espermatozoides que pode acarretar infertilidade.

Portanto, temos que redobrar os cuidados, uso de máscara, higiene, distanciamento social e vacinação, porque não existe somente o risco de morte pela doença, mas também de sequelas permanentes e incapacitantes.