Laço Azul

Prevenção ao Câncer de Próstata

Campanha Nacional de Combate à doença acontece durante o mês de novembro. Doença tem aparecido cada vez mais em homens jovens, entre 40 e 50 anos

Prevenção. Assim como as mulheres, os homens devem se conscientizar de que a prevenção é o segredo de uma vida longa. Para orientar a população masculina, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia a quinta Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata a partir do dia 17, Dia Nacional de Combate à doença. Os objetivos serão explicar a importância da prevenção e desmistificar as formas de tratamento.

Hoje em dia, há desinformação quando se comparam os três tipos de cirurgias existentes: aberta, laparoscópica e robótica. É nossa função orientar a população de que, apesar de se propagarem que uma cirurgia é melhor que a outra, isso não existe. Os resultados oncológicos finais, que é o mais importante na cura, são muito semelhantes entre as três técnicas.

A prevenção é a única forma de se diagnosticar o câncer em estágio inicial, quando ele é curável em 90% dos casos. É preciso conscientizar os homens de que a doença não tem sintomas, então esperar sentir alguma coisa para procurar um urologista é um erro grave. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em média há por ano cerca de 50 mil novos casos.